All for Joomla All for Webmasters
cecapodonto@hotmail.com
88.3512.1590
f5155d68eb4e0fef810576313af9771b.jpg

Facetas em Porcelana x Lentes de Contato

shutterstock-108992156.jpg

As lentes de contato e as facetas de porcelanas são basicamente a mesma coisa. São várias nomenclaturas diferentes do mesmo procedimento assim como facetas laminadas e laminados cerâmicos. As duas diferem na espessura do material.

Facetas laminadas de porcelana, ou simplesmente facetas, são pedaços de porcelana personalizados que o dentista posiciona na parte frontal dos dentes para melhorar sua aparência e reparar danos. As facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua autoconfiança.

As lentes de contato dentais são facetas ultrafinas que nada mais é que uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes com manchas, amarelados ou levemente desalinhados.

A vantagem deste tratamento ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais. As lentes de contato são confeccionadas em um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confecção, pois são estruturas de cerca de 0,2 mm de espessura. São feitas uma a uma, fora da boca através deste processo laboratorial. O procedimento é indicado pelo dentista que realiza o trabalho com a ajuda do ceramista (profissional técnico em prótese dental – TPD) que fabricação a lente de cerâmica que vai ser "colada" sobre os dentes.

A técnica é pouco invasiva e, portanto, altamente conservadora das estruturas dentais naturais. A grande vantagem deste tratamento é que o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo sua estrutura.

Já as facetas são levemente mais grossas, podendo ser utilizadas com uma espessura maior de porcelana, afim de dar um volume maior, ou realinhar dentes com curvaturas ou formas desfavoráveis, dentes muito manchados ou muito amarelados. Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes, "corrigir" um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições, e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial. O procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte.

Ambas utilizam o mesmo material de cimentação no dente, são "coladas" através de um princípio de adesão a estrutura dentaria quase que definitivo. Exige uma manutenção semestral. A durabilidade é considerada alta e variável dependendo dos cuidados de higiene e proservação das peças fazendo acompanhamento periódico com o dentista. O tempo de vida varia de paciente a paciente, mas pode durar entre 5 a 10 anos, ou mais. Em comparação com as resinas compostas ela são muito mais estéticas e duráveis. Fazendo com que você tenha um sorriso de revista e de artista de cinema com um procedimento rápido, simples e conservador.

Fonte: Massodontologia