All for Joomla All for Webmasters
cecapodonto@hotmail.com
88.3512.1590
f5155d68eb4e0fef810576313af9771b.jpg

Qual a diferença entre Odontologia e Ortodontia?

dentista odontologo

Qual a diferença entre Odontologia e Ortodontia?

Uma das perguntas freqüentes entre vestibulandos ou entre pessoas mais interessadas no assunto, é qual a diferença entre odontologia e ortodontia.

Sobre odontologia podemos dizer que é o setor da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático, que é o sistema que compreende a face, o pescoço e a cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos das regiões.

O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como odontólogo ou popularmente como dentista. Este, atua na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc. Mas principalmente, na prevenção de doenças dentárias e sistêmicas, em especial de manifestação oral destas doenças como câncer, leucemia, disfunção da articulação temporomandibular, dentre outras. Além disso também pode atuar na estética (dentística).

De maneira geral, o dentista exerce suas atividades profissionais por especialidades como: prótese dentária, endodontia, periodontia, ortodontia e ortopedia facial, implantodontia, cirurgia bucomaxilofacial, disfunção temporomandibular e dor orofacial, odontogeriatria, dentística, odontopediatria e também auxilia na confecção de equipamentos para odontologia.

Já a área de ortodontia é uma área abaixo da odontologia. Ou seja, é uma sub-área odontológica que visa prevenir, diagnosticar e tratar irregularidades nos dentes e na face. Se você tem dúvidas sobre o que é ortodontia, saiba que "ortodontista" é o título que é atribuído ao dentista especialista em ortodontia, isto é, em irregularidades na formação dentária.

Basicamente, a odontologia especializada em ortodontia busca corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares. Os dentes mal posicionados prejudicam a aparência e podem causar cáries, doenças na gengiva e perda óssea, além de possível perda dos dentes.

Vale ressaltar que dentes mal alinhados causam também uma força inadequada sobre os músculos da mastigação, podendo levar a dores de cabeça, pescoço, ombros e costas. Logicamente, apenas um ortodontista pode decidir quando o tratamento ortodôntico é necessário com os devidos e respectivos equipamentos e diagnósticos.

Via

Curta nossa fanpage!


Strict Standards: Non-static method modFacebookFanboxHelper::getFanbox() should not be called statically in /home/cecap09/public_html/modules/mod_fbfanbox/mod_fbfanbox.php on line 14