All for Joomla All for Webmasters
cecapodonto@hotmail.com
88.3512.1590
f5155d68eb4e0fef810576313af9771b.jpg

As áreas de atuação dentro da odontologia

shutterstock 127690178 860x450 c

Estudo e tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. A Odontologia está voltada para essas funções. O dentista cuida da saúde e da estética da boca, restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Ele também é responsável por prevenir ou curar doenças da gengiva, da bochecha e da língua.

 shutterstock 170571821 300x200

Dentro dessas funções próprias ao profissional formado na área, diversas especialidades e campos de atuação fazem da Odontologiauma profissão com grandes perspectivas. O dentista pode trabalhar no serviço público de saúde em clínicas particulares de atendimento, funcionário ou dono do próprio consultório.

Áreas de atuação

São diversas as especialidades onde o cirurgião-dentista, conhecido como odontólogo ou mais popularmente como dentista, pode atuar. Alguns dos campos de atuação são odontologia do trabalho, odontologia legal, endodontia, saúde coletiva, ortodontia e ortopedia facial, ortopedia funcional, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, dentística restauradora, periodontia, prótese dentária, prótese buco-maxilo-facial, implantodontia, oclusão, odontopediatria, odontogeriatria.

Algumas especialidades são mais conhecidas ou mais promissoras. Por exemplo, a implantodontia é responsável pelas cirurgias e implante de próteses. Na dentística restauradora, o profissional restabelece a forma e a função dos dentes, clareia e atua na estética. Aortodontia é responsável por alterar e corrigir a mordedura e a posição dos dentes por meio de aparelhos.

Outras áreas são mais recentes ou nem tão conhecidas. Um desses exemplos é a odontologia legal, em que o odontólogo faz exames e perícias judiciais para elaborar atestados e laudos técnicos, ou até mesmo identificar cadáveres pela arcada dentária. Na estomatologia, ele é responsável por diagnosticar e tratar doenças da boca. Outro caso é a Odontologia em saúde coletiva, em que pode atuar em planos de saúde e cooperativas e na montagem de programas de assistência social.

Os cirurgiões-dentistas também podem tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

Carreira em ascensão

shutterstock 127690178 300x200

A profissionalização e a busca por especializações e novas alternativas de tratamento vêm abrindo o campo de atuação e de trabalho do profissional formado em Odontologia. O cirurgião-dentista deve ter em mente que é preciso observar atentamente as novas áreas e possibilidades que se apresentam. As áreas da dentística restauradora e implantodontia, assim como da odontologia focada na saúde coletiva, têm crescido nos últimos anos.

Também conhecida como odontologia estética, a dentística restauradora é usada para clarear, aumentar, diminuir, corrigir imperfeições, e fazer de tudo por um belo sorriso. Nos últimos anos, mais do que nunca, a busca por uma aparência saudável, jovem e bonita cresceu. A busca pela estética é um fator de influência direta no comportamento das pessoas e a Odontologia é uma área que pode contribuir vantajosamente para isso.

Também vai ao encontro da busca pela estética, mas também da saúde, a implantodontia, responsável por cirurgias na boca e implantes de dentes. Ela restaura espaços ausentes de dentes, através da implantação dos chamados protéticos.

A busca por especializações e novas áreas de atuações é a grande chave da profissão de Odontologia nos últimos anos. O dentista deve ser capaz de estar atento às novas necessidades das pessoas e, fazendo isso, terá êxito no mercado de trabalho. A Odontologia é uma das profissões mais clássicas e que nunca sai de moda.

Curta nossa fanpage!


Strict Standards: Non-static method modFacebookFanboxHelper::getFanbox() should not be called statically in /home/cecap09/public_html/modules/mod_fbfanbox/mod_fbfanbox.php on line 14